O Surgimento do Humor Físico

Posted On abril 16, 2007

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O humor fundamentalmente não-verbal de Mr. Bean, que muitos chamam de humor físico, não foi criado ou popularizado por Rowan Atkinson e nem mesmo por seus predecessores mais óbvios como Charles Chaplin, Buster Keaton ou Os Três Patetas. O humor físico como se conhece hoje existe desde as comédias gregas, e Aristófanes (um dos mais renomados comediógrafos gregos) notou em seus estudos que os tropeções, tombos e chutes no traseiro possuíam grande apelo cômico, e dificilmente falham no intuito de fazer rir. Contudo, na Grécia antiga, o foco da comédia era primariamente a invectiva ou a sátira, ou seja, uma crítica a determinados costumes ou personalidades da época – e não o humor físico.

 

Este humor corporal só assumiu a faceta que conhecemos hoje em torno do séc. XVI, com o fortalecimento da Comédia Dell’arte. Fundamentada sobre roteiros indicativos (os canovacci), personagens estereotipadas e improvisada em sua maioria, a Comedia Dell’arte foi a primeira forma de teatro a incorporar assumidamente elementos circenses a sua narrativa. Assim, era exigido dos atores grande flexibilidade e domínio de corpo para que o espetáculo fosse bem-sucedido, e grande parte do humor das peças era advindo do humor físico (os lazzi — que hoje são chamadas de gags). Mas a grande popularização da comédia física veio com a elitização do teatro italiano, que proibiu que grupos não-oficiais da corte utilizassem as praças para apresentar suas peças. Assim, muitos grupos precisaram sair da Itália e começaram a peregrinar pela Europa, tentando a sorte de país em país… E, por não dominarem a língua dos locais onde se apresentavam, as peças começaram a se utilizar cada vez mais do humor físico, o único entendido em todo o mundo. Esta prática influenciou de forma profunda o teatro ocidental, deixando um legado que até hoje perdura.

 

E será que não veio daí a idéia de Rowan em fazer um filme que se passa na França? Ele mesmo disse em entrevista que queria que o filme se passasse em lugar estrangeiro para forçar Mr. Bean a falar o mínimo necessário…

 

Mas sim, a popularidade de Mr. Bean (assim como Chaplin, Keaton e os Patetas) certamente advém daí: o humor físico ultrapassa a barreira das línguas, comunicando sua comicidade e proposta para os mais diversos públicos, sem a dependência da contextualização e tradução. Os grandes gênios deste gênero de humor sempre estiveram entre os mais bem sucedidos (artística e financeiramente) da história: Chaplin era o ator mais rico do mundo em seu auge, Rowan ganhou já milhões e milhões de dólares com Mr. Bean, os Três Patetas eram afamados bon-vivants… e até o Jackass (que podemos entender como uma releitura extrema do humor físico) não ganha uma enxurrada de dinheiro com seu trabalho?

 

Buenos, boa gente, é isso… conhecer é viver! Agora, sempre que virem alguma palhaçada á la Bean, já podem puxar assunto e bancar de sabidão kkkkkk!

E, como sempre, segue uma listinha de vídeos!

Abraços, galera!

 

 

 

Mr. Bean no Hospital

Um dos melhores Beans pra mim. Sempre que vejo dou muita risada…

 

 

Charlie Chaplin – Lutadores

Chaplin em sua melhor forma…hehehe.

Orson Welles fala sobre Buster Keaton

O renomado diretor de Cidadão Kane fala sobre a lenda do humor físico. Para quem se animar, é possível assistir ao filme comentado (O general) aqui.

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